NOTÍCIAS

15/03/2019 - Amvale assina convênio para facilitar acesso ao ensino superior de pessoas indicadas pelas prefeituras associadas


Amvale assina convênio para facilitar acesso ao ensino superior de pessoas indicadas pelas prefeituras associadas

Parceria da associação municipalista é com a FCETM e Cesube garantirá desconto de 65% nas mensalidades dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior

 

Convênio firmado esta semana, entre a Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) e duas instituições de ensino superior de Uberaba – FCETM (Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro) e Cesube (Centro de Ensino Superior de Uberaba) - possibilitará a concessão de descontos em mensalidades escolares aos alunos indicados pelas prefeituras integrantes da associação nos cursos superiores das IES (Instituições de Ensino Superior), de acordo com os limites estabelecidos pela Associação Educacional “Dr. Odilon Fernandes”.

 

O documento foi assinado pela diretora Geral FCETM/Cesube, Giovanna Alexia Meireles e pelo presidente da Amvale e prefeito de Uberaba, Paulo Piau, na presença de prefeitos; da coordenadora Pedagógica da IES, Viviane Beatriz do Nascimento; do secretário Adjunto de Administração/Prefeitura de Uberaba, Carlos Eduardo do Nascimento, e do secretário Executivo da Amvale, José Luiz Alves.

 

“Recebemos na Amvale juntamente com as demais prefeituras associadas a direção da FCETM e Cesube que são faculdades com nota significativas no MEC, ou seja, instituições de qualidade, em que ofereceram um desconto significativo para os estudantes indicados pelas prefeituras, de 65% no valor da mensalidade, e agora as cidades da região serão incentivadas, os jovens serão incentivados a cursar um curso superior e ficamos felizes como prefeitos e gestores públicos”, comenta Piau.

 

Os prefeitos da Amvale darão um certificado à pessoa que será incluída no convênio, com o qual o indicado entrará com a tramitação do processo na instituição. A denominada “Bolsa Solidária”, com validade inicial pelo período de 12 meses, concederá aos beneficiários indicados pelas prefeituras da Amvale um desconto de 65%, aplicado sobre o valor bruto da mensalidade para os pagamentos adimplentes (leia-se: pagamento efetuado até o 5º dia útil de cada mês), bem como matrículas e renovação de matrículas. Não inclui taxas ou materiais didáticos. O desconto terá validade por semestre (renovável) e não é cumulativo com outros descontos sejam eles oriundos de programas oficiais ou não.

 

Segundo a diretora Giovanna Alexia Meireles o convênio é uma forma da IES que dirige contribuir com a sociedade na região aonde as faculdades estão instaladas. “O convênio abre a oportunidade de cursar o ensino superior a muitas pessoas que, antes, achavam isso um sonho distante”, disse. Exemplificou um valor médio, por exemplo, para o curso de Engenharia Civil. Com o desconto, a mensalidade fica em torno de R$ 500,00, quando o valor “cheio” é da ordem de R$ 1 mil. “Então, é um valor muito significativo e é concedido durante todo o curso”, expôs.

 

As instituições oferecem os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Direito, Arquitetura, Engenharia Civil, Ciências Biológicas e Pedagogia nos quais estão matriculados, no momento, cerca de 1 mil alunos, informou a diretora geral.

 

O ingresso na IES do aluno incluído no programa seguirá as formas previstas na legislação federal: processo seletivo; portador de diploma de curso superior; transferência, e outras admitidas pela IES. A cessação do benefício de desconto na mensalidade se dará, por exemplo, em situações como a de o beneficiário não obtiver o índice mínimo de frequência exigido pelas Instituições de Ensino Superior, qual seja 75% de freqüência e por inadimplência no pagamento da parcela prevista.

 

Lúcio Castellano – MG 04052 JP

Assessor de Comunicação Amvale

Secretaria Especial de Comunicação Social

Prefeitura de Uberaba - MG



Outras Notícias


Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande | R. Gabriel Junqueira 422 , Boa Vista | Uberaba MG | (34) 3332-6800 | © 2019 Todos os direitos reservados.
T4R Sistemas