NOTÍCIAS

12/01/2018 - Amvale promove encontro técnico sobre o Sistema Geo-Obras


Amvale promove encontro técnico sobre o Sistema Geo-Obras

Ferramenta de gestão de obras públicas do Estado e dos municípios, o programa  representa um grande avanço na recepção e análise de dados disponibilizados

 

Reunião de trabalho com secretários de obras e servidores que fazem manutenção e/ou inserção de dados no Sistema Geo-Obras foi realizada nesta sexta-feira (12) pela Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), com a finalidade de atender a demanda apresentada por prefeituras associadas.

 

Durante o encontro técnico, com destaque, foram transmitidos esclarecimentos sobre o software desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), que funciona como “uma ferramenta de acompanhamento e consulta das ações referentes às obras públicas e serviços de engenharia”, conforme expôs o engenheiro civil Ricardo Urzedo, lotado na Secretária Municipal de Obras, da Prefeitura de Uberaba. “O controle dos gastos e o acesso às informações aberto a todos os interessados”, segundo o palestrante, são alguns dos principais pontos do Geo-Obras.

 

De acordo com a diretora Administrativa da Amvale, Vanessa Faria, atividade marcou o início de uma série de eventos voltados para a capacitação e o treinamento de gestores municipais da área da Amvale, a ser desenvolvida ao longo do ano, conforme diretrizes da diretoria da associação presidida pelo prefeito de Pirajuba e vice-presidente da AMM (Associação Mineira de Municípios), Rui Ramos.

 

Sobre o Geo-Obras- Além de proporcionar melhorias na fiscalização do TCE, o Geo-Obras facilita o trabalho do jurisdicionado e ajuda a promover o controle social sobre as obras públicas. A partir do conhecimento oferecido pelo novo programa, é possível realizar estudos prévios da documentação, para tornar as inspeções mais rápidas e eficazes, ou até mesmo evitar verificações in loco de denúncias que não são procedentes. As medições de obras são informadas com fotografias e referências geográficas. Nos casos de obras de estradas ou de grande área, as coordenadas poderão ser confrontadas com imagens de satélites. Para o cidadão, é disponibilizado o acesso a todos os documentos e imagens de obras públicas, de forma que denúncias, críticas e sugestões poderão ser encaminhadas diretamente ao Tribunal, por exemplo, no caso de divergência entre a informação prestada oficialmente e a verificada pela população.

......

Lúcio Castellano – MG 04052 JP

assessor de Comunicação Amvale 



Outras Notícias


Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande | R. Gabriel Junqueira 422 , Boa Vista | Uberaba MG | (34) 3332-6800 | © 2018 Todos os direitos reservados.
T4R Sistemas