NOTÍCIAS

11/02/2019 - Uberaba: Sagri realizará plantões durante a safra 2018/2019 nas estradas rurais


Secretaria do Agronegócio (Sagri) anunciou o início da safra 2018/2019. Desde a última segunda-feira (5), o fluxo de veículos destinados a colheita aumentou nas estradas rurais que cortam Uberaba. A expectativa, segundo o secretário Luiz Carlos Saad, é que mesmo com a estiagem de janeiro, a safra ainda seja bem positiva, mas ainda arriscado um palpite sobre a produtividade para este ano.
 
 
Para contribuir com as atividades, que tiveram início com a colheita da soja e segue para colheita do milho e depois cana, equipes da Sagri, estão trabalhando em regime de plantão para atender as demandas existentes nas estradas e pontes que possam ser afetadas tanto pelo desgaste quanto pela chuva, caso ocorra.
 
 
“De agora para frente teremos um ciclo de colheita. Assim que acabar a soja, terá inicio o milho e a cana, e logo em seguida, será a vez da safra de inverno – a safrinha. Até o final do ano estaremos monitorando as estradas, principalmente a questão do índice pluviométrico de toda a região. As usinas estão nos auxiliando também como um grupo de apoio” destaca o secretário.
 
 
Ele ressalta que devido ao intenso trânsito de veículos pesados neste período é muito importante a atenção dos produtores rurais, sobretudo os moradores da Zona Rural.
 
 
Ao todo, serão monitorados 5 mil 730 quilômetros de estradas rurais para que o transporte possa ocorrer sem percalços. A ação é de responsabilidade da Sagri, que segue com atuação em três situações: manutenção de pontos críticos; manutenção preventiva – nos pontos menos críticos e, a revitalização das estradas chamada: “Estradas Ecológicas” onde é feito um trabalho mais intenso que inclui desde a retirada de água das estradas (escoamento pluvial) até a reforma das vias com cascalhos, melhorando o trânsito dos veículos.
 
 
Transporte escolar – Com a retomada das aulas nas escolas estaduais no dia 18 de fevereiro, Saad garante que as estradas terão atenção maior. “Estaremos atentos para que as estradas rurais estejam apropriadas para o trânsito tanto dos veículos da safra quanto dos ônibus/vans que farão o transporte rural”, afirma. Lembrando que a Prefeitura garantirá o transporte escolar gratuito para os alunos e professores do Ensino Médio (Estado) que moram na zona rural. A definição ocorreu mesmo sem a efetivação, até o momento, da assinatura do Termo de Adesão do Programa Estadual de Transporte Escolar - PTE - MG, que deveria ser celebrado entre o Município e a Secretaria de Estado de Educação. A matéria completa pode ser acessada pelo link http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,45799
 
 
Fonte: Jorn. Sabrina Alves / Secom-PMU



Outras Notícias


Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande | R. Gabriel Junqueira 422 , Boa Vista | Uberaba MG | (34) 3332-6800 | © 2019 Todos os direitos reservados.
T4R Sistemas