Amvale e Convale recebem novas filiações dos municípios de Conquista, Pirajuba e Iturama

Entidades passam a contar com 14 prefeituras associadas; resultado de
reestruturação e fortalecimento da associação e do consórcio
A Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) e o Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional) receberam na quinta-feira (16) três novas filiações de cidades da região. Os prefeitos Braulio Queiroga de Moura Filho (Conquista), Dr. Jose Herculano Pereira Dos Santos (Iturama) e Airton Alves (Pirajuba) assinaram os termos de associação às entidades, na presença da presidente e prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, e da secretária Executiva, e do Presidente e prefeito de Conceição das Alagoas, Celson Pires de Oliveira e da secretária executiva Vanessa Faria, durante a primeira assembleia de 2025 de prefeitas e prefeitos, e passaram a fazer parte dos municípios que integram o grupo de membros da Amvale/Convale.
Agora, com as novas adesões, a Amvale e Convale passam a contar com 14 prefeituras associadas. Os demais municípios filiados são Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Delta, Frutal, Itapagipe, Planura, Sacramento, Uberaba e Veríssimo.
Para os novos prefeitos associados, é muito importante para os chefes de executivos o apoio de entidades de representação como a Amvale e Convale, que os representam. Em suas falas, na oportunidade, os prefeitos destacaram que decidiram pelas filiações por reconhecerem como entidades de representação é muito importante e proporciona o fortalecimento das suas atuações em defesa dos interesses do municipalismo e da população dos seus respectivos municípios.
Os novos filiados, em seguida, expuseram que, também, decidiram pelas filiações, pois nesses últimos quatro anos implementaram um exemplar modelo de planejamento estratégico, com resultados que proporcionaram a retomada de credibilidade da Amvale e do Convale.
A presidente da Amvale, Elisa Araújo, pontuou como uma grande satisfação contar com a parceria de novas cidades. “Foi uma assembleia muito positiva. A adesão de mais três municípios fortalece ainda mais a nossa instituição e a nossa interlocução nas esferas estadual e federal”. A líder municipalista disse acreditar nesse novo tempo da Amvale, com mais força e soluções conquistadas em conjunto em benefício da região.
O presidente do Convale, Celson Pires, externou sua satisfação em iniciar o mandato como presidente do Convale, já trazendo mais 03 novos municípios. Isso mostra a força e o excelente trabalho realizado pelo consórcio em atender os municípios em duas demandas.
Em suas declarações durante a assembleia, os prefeitos e prefeitas expressaram que enfrentam grandes desafios na gestão dos seus municípios, entre eles a escassez de recursos e a demanda crescente pela oferta de novos serviços. Tendo em vista esse cenário, a Amvale e o Convale pautam as suas atuações para garantir mais capacidade e melhores condições de gestão aos municípios, através, por exemplo, de cursos, palestras e treinamentos com agenda de atividades ao longo de todo ano e, em especial, gestões junto aos órgãos estaduais e federais, mediante demandas formuladas pelos associados. Redução de custos fixos, Ganho de escala, Fortalecimento da gestão local, Melhora na qualidade dos serviços prestados.
A participação efetiva dos prefeitos e prefeitas em debates sobre temas relevantes é fundamental para o avanço do municipalismo e a pactuação federativa em um regime de cooperação, entendem eles.
Cemig Agro
O ex-ministro e atual vice-presidente Executivo da Cemig, Marcos Montes, a convite da prefeita Elisa participou da assembleia de prefeitos. Antes de pontuar sobre alguns pontos sobre a empresa energética enfatizou que a presidente da Amvale “desfruta de uma liderança muito grande em Uberaba e região”, enquanto a associação diz que desenvolve seu trabalho com força e grande representatividade dos prefeitos”.
Marcos Montes informou que a empresa aprovou, agora, no início do ano, a adoção de uma nova estrutura gerencial desenhada com um novo “processo de interiorização e regionalização”. Serão seis superintendências sendo uma em Belo Horizonte e cinco no interior, Uberaba sediará uma gerência regional.
A Cemig quer estar ao lado dos produtores rurais impulsionando o crescimento do setor. Além de investimentos, o programa Cemig Agro tem o propósito de contribuir com a transição energética do segmento rural, ampliando a oferta de energia de qualidade, reduzindo interrupções bem como o tempo de atendimento e aumentando a satisfação do cliente.
Ao mesmo tempo em que acionará um novo canal de atendimento exclusivo para o produtor (0800 721 6600), serão contratados 228 novos eletricistas. Haverá a ampliação do número de equipes e bases de manutenção em todo o Estado, para reduzir os tempos de deslocamento e proporcionar mais rapidez e agilidade na prestação dos serviços.
Urbanização
Durante a assembleia da Amvale, os prefeitos recepcionaram o promotor de Justiça Carlos Alberto Valera. Ele apresentou detalhes sobre sistema digital de controle da arborização urbana, que tem Uberaba como município pioneiro em sua utilização. E citou a recomendação de órgãos ambientais: todo município tenha 12 m2 de área verde para cada habitante.
Polícia Militar
O comandante da 5ª Região da Polícia Militar, coronel PM Rodrigo Wolf Luz, em seguida, fez uma breve apresentação da unidade que abrange 30 municípios da região. Ao enaltecer o papel de cada prefeita e prefeito em somar aos esforços da PM na área de segurança pública, disse que o interesse institucional da 5ª RPM segue duas vertentes: inteligência e tecnologia.
BDMG
A gerente de Negócios da Superintendência de Municípios do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais), Gabriela Câmara Miranda, expôs as principais linhas de crédito da instituição para os municípios, dentre as quais, na área de mobilidade destinadas à infraestrutura e regularização fundiária, além de saneamento básico, habitação popular e construção ou reforma de prédios públicos (unidades de saúde e escolas). Também há linhas de crédito para sustentabilidade para projetos de cultura, arte, turismo e esporte.
BB Consultoria
Os prefeitos presentes receberam informações e orientações sobre o Banco do Brasil – Consultoria ao Gestor Municipal, através do gerente de Relacionamento Governamental, Diego Tolentino; da gerente Geral, Michelli Fogaça, e do assessor de Negócios, Flávio Cortes. O serviço abrange as áreas de planejamento urbano, mobilidade, energia e clima e meio ambiente.
.....
Assessoria de Comunicação/Amvale
OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES
