Em Brasília, prefeita Elisa cumpre agenda na Unesco e no TCU


25 de fevereiro de 2025

A pauta inclui a busca de recursos para Uberaba, apoio para

a educação inclusiva e Geoparque, entre outras gestões

Em Brasília, em busca de recursos e desenvolvimento para Uberaba, a prefeita Elisa Araújo esteve, segunda-feira (24), na sede da Unesco e em reunião no Tribunal de Contas da União (TCU).

Durante a agenda da Unesco, a prefeita se reuniu com a diretora e representante da entidade no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, e com o coordenador dos Setores de Ciências Naturais e de Ciências Humanas e Sociais, Fábio Soares Eon.

"Marlova contou que Uberaba é uma referência na Unesco Brasil pela projeção alcançada com o título e modelo de gestão do Geoparque. Foi apresentada a possibilidade de receber investimentos por meio de acordo de cooperação com empresas, para investir nos geossítios e em pontos que fortaleçam ainda mais o Geoparque Uberaba", conta Elisa.

A chefe do Executivo tratou sobre o apoio da Unesco para a educação inclusiva, que garante que todos os alunos tenham acesso à educação com qualidade e comprometimento, independentemente de características, necessidades, habilidades ou diferenças.

Na ocasião, a prefeita solicitou o apoio da Unesco na educação sobre a preservação dos recursos hídricos, por meio do Programa Ciência Cidadã. Esse programa tem como objetivo instigar a ciência cidadã por intermédio de ações de educação e comunicação, envolvendo a participação social nas atividades de monitoramento tanto da água, como da biodiversidade terrestre e aquática.

Durante a reunião também foi tratado sobre a Rede de Cidades Criativas, que promove a cooperação entre cidades que reconhecem o fazer criativo como uma das estratégias para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental. Essas cidades estão empenhadas em promover a cultura em sete áreas: gastronomia, design, artesanato e artes populares, música, cinema, artes midiáticas e literatura.

Inovação – No Tribunal de Contas da União (TCU), a prefeita, que estava acompanhada do chefe de Gabinete, Caio Presotto, e do secretário de Comunicação, Marcos Ferreira, se reuniu com o ministro Augusto Nardes. Na oportunidade, dialogou sobre os projetos de inovação que podem ser replicados na gestão atual, modelos de governança e o uso de Inteligência Artificial no serviço público.

A pedido do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Cid, e da diretoria da entidade, Elisa convidou o ministro para prestigiar a 90º edição da ExpoZebu. Em seguida, a prefeita participou da cerimônia de posse dos Procuradores de Justiça de Brasília.

Os compromissos na capital federal continuam nesta terça (25). Elisa Araújo começa a manhã em entrevista à imprensa de Brasília. A tarde cumpre agenda com o deputado federal Gilberto Abramo, em busca de recursos para a saúde. Em seguida se reúne com a equipe da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e depois participa de reunião com corpo técnico da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência alemã de cooperação técnica, e Ministério das Cidades para dialogar sobre projetos de desenvolvimento para Uberaba.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU




OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


25 de abril de 2025
Proposta tem como foco a valorização dos espaços públicos e na promoção do bem-estar da população 
25 de abril de 2025
Proposta tem como foco a valorização dos espaços públicos e na promoção do bem-estar da população 
25 de abril de 2025
Venha participar de um encontro acolhedor sobre os direitos das pessoas neurodivergentes 
25 de abril de 2025
AS INSCRIÇÕES JÁ ESTÃO ABERTAS
25 de abril de 2025
VACINAÇÃO DOMICILIAR: CUIDADO E PROTEÇÃO PARA QUEM MAIS PRECISA! 
25 de abril de 2025
Visou compreender as principais demandas dos perueiros, que conhecem de perto os desafios das estradas vicinais
25 de abril de 2025
ABERTURA: 14/04/2025 - FECHAMENTO: 14/04/2025
24 de abril de 2025
Objetivo é impulsionar o progresso sustentável da cidade e resolver problemas antigos como o abastecimento de água, além de garantir novos espaços de lazer 
24 de abril de 2025
Um dos temas quanto a abordagem e o papel do cuidador na escuta qualificada e no registro fiel dos relatos, com respeito ao sigilo das informações