Emater lança nova edição de catálogo de experiências turísticas no meio rural em Minas


20 de fevereiro de 2025

Publicação está disponível no site da empresa e

traz informações de 137 propriedades que recebem visitantes

Na área da Emater/Uberaba (Triângulo Mineiro / Alto Paranaíba), a empresa incluiu na publicação as seguintes  propriedades rurais e comunidades que já desenvolvem o Turismo Rural e o Turismo de Base Comunitária:  Gruta dos Palhares (Sacramento) -  Queijaria Três Irmãos (Tapira) -  Quintal da Suelene (Tapira) -  Cachoeira do Dominguinho (Veríssimo)  -  Fazenda Rosa Branca (Campos Altos) 


Uma nova edição do Ruralidade Viva – Catálogo de Produtos e Experiências Turísticas da Agricultura Familiar e Produtores Rurais foi lançada, nesta quarta-feira (19/2), na sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em Belo Horizonte.

A publicação virtual, que está disponível no site da empresa, reúne informações sobre 137 propriedades que recebem visitantes, organizam roteiros turísticos rurais e degustações de produtos como queijos artesanais, doces, cafés e cachaças.
“Há uma vontade das pessoas de viajarem para destinos que as conectam com tradições - no caso de Minas Gerais, a mineiridade, e com a natureza. Essa é uma tendência contemporânea. A Emater-MG, quando inova fazendo esse projeto Ruralidade Viva, traz uma contemporaneidade para o turismo extremamente necessária nos dias de hoje”, destaca o secretário de 
Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Alternativa de renda
Para o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, o lançamento da segunda edição do catálogo Ruralidade Viva é sinal de grandes oportunidades no setor.
“Temos trabalhado o turismo rural como uma alternativa, uma fonte de renda complementar para os produtores atendidos pela Emater-MG. Então ficamos felizes de estar evoluindo nesse trabalho de estruturação do turismo rural e de ter a oportunidade de propiciar ao cidadão urbano a possibilidade de conhecer melhor o campo”, avalia.

O projeto Ruralidade Viva é realizado conjuntamente com as secretarias estaduais e municipais de Turismo, Cultura e Agricultura e tem o apoio das instâncias regionais, que são os Circuitos Turísticos e agências de viagens.
Para o secretário de Estado de 
Agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes, o turismo rural é uma ótima oportunidade para o produtor. “O Ruralidade Viva é uma forma de potencializarmos o turismo na agricultura familiar, a gastronomia, o que nós temos de bom no campo, trazendo uma nova uma fonte de renda para o meio rural, principalmente para os produtores da agricultura familiar”, comentou na cerimônia.
Vivências diferenciadas

O catálogo Ruralidade Viva passou de 46 experiências (primeira edição/2023) para 137 participantes na nova versão. A publicação apresenta informações, fotos e dados sobre as propriedades em várias regiões do estado, além do contato do produtor, as mídias sociais dele e um pequeno relato do que o visitante vai encontrar naquela experiência.
“Na publicação há pousadas, cachoeiras, trabalhos de criadores de animais, agroindústrias de alimentos famosos de Minas, entre outras experiências muito interessantes para os visitantes. Todas as experiências propostas necessitam de agendamento, pois o produtor, que mantém uma rotina de trabalho rural, precisa se organizar para receber o público”, diz Thatiana.
A proposta da Emater-MG é que todos os anos o catálogo seja atualizado, com a adesão de mais propriedades. O lançamento da publicação contou a presença de um produtor de queijos, que recebe os visitantes na propriedade e uma apicultura, que trabalha com a experiência de abelhas sem ferrão.

Fonte: Agência Minas - Fotos: Gil Leonardi/Imprensa-MG e Emater-MG/Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


24 de abril de 2025
Objetivo é impulsionar o progresso sustentável da cidade e resolver problemas antigos como o abastecimento de água, além de garantir novos espaços de lazer 
24 de abril de 2025
Um dos temas quanto a abordagem e o papel do cuidador na escuta qualificada e no registro fiel dos relatos, com respeito ao sigilo das informações 
24 de abril de 2025
ABERTURA: 25/04/2025 - FECHAMENTO: 29/04/2025
24 de abril de 2025
Curso gratuito da Escola de Saúde Pública aborda temas como governança regional, gestão de emergências, regulação e financiamento no SUS; Inscrições abertas até 7/5 
24 de abril de 2025
ABERTURA: 24/04/2025 - FECHAMENTO: 30/04/2025
23 de abril de 2025
A capacitação aliou teoria e prática, com a participação de estudantes de Enfermagem da Uniube 
23 de abril de 2025
Evento é aberta nesta quarta-feira (23) e prossegue até o próximo dia 30.
23 de abril de 2025
Mais do que uma terapia, ela representa uma verdadeira transformação na vida de muitas famílias
23 de abril de 2025
Foco central do evento foi o enfrentamento ao uso abusivo de álcool e outras droga 
23 de abril de 2025
Um dos temas abordados foi a proibição do uso de piperina (pimenta negra) e ora-pro-nóbis em suplementos alimentares