REFORMA TRIBUTÁRIA: Bate-papo esclarece dúvidas sobre a dedução do ISS na construção civil


10 de fevereiro de 2025

Com a Reforma Tributária, os Municípios precisam ampliar a arrecadação do ISS

A dedução do Imposto sobre Serviços (ISS) na construção civil foi o destaque da edição do Bate-papo promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) na sexta-feira, 7 de fevereiro. A transmissão reuniu especialistas que apresentaram direcionamentos ao público sobre a base de cálculo do ISS é o preço do serviço de construção civil contratado e que não é possível deduzir os materiais empregados.

Durante a transmissão, o analista técnico de Finanças da CNM, Alex Carneiro (foto em destaque), mencionou que o tema foi julgado pela Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no julgamento do AgInt no AREsp 2486358/SP. “Houve uma ação onde se tomou uma decisão. A gente trata da lista de serviços onde traz as mudanças. Então, peço a ajuda dos nossos convidados para abordar pontos que tratam da legalidade e da fiscalização”, disse. 

Na oportunidade, o auditor fiscal de Chapecó (SC), Jonas Capre, deu mais detalhes do tema. “Essa discussão da dedução ou não de materiais da construção civil é anterior à Lei Complementar 116. O STJ começou a caminhar no sentido de que só poderia ocorrer a dedução naqueles materiais produzidos pelo prestador fora do local da obra”, explicou. 

Por sua vez, o auditor fiscal de Luiz Eduardo Magalhães (BA), Nuremberg Batista, informou que o debate sobre o tema levou mais de uma década. “Foram 13 anos dessa discussão se deve ou não permitir o abatimento de materiais na construção civil e isso causou muitos impactos na receita dos Municípios, que previam uma arrecadação com base em determinada alíquota. Todo esse movimento trouxe muitos prejuízos”, ressaltou. 

Com a Reforma Tributária, os Municípios precisam ampliar a arrecadação do ISS. Essa é mais uma das possibilidades trazidas para que os gestores melhorem suas receitas locais.

Assista aqui às orientações completa da edição do Bate-papo Municípios Focos: CNM e a Reforma Tributária

Da Agência CNM de Notícias

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


25 de abril de 2025
Proposta tem como foco a valorização dos espaços públicos e na promoção do bem-estar da população 
25 de abril de 2025
Proposta tem como foco a valorização dos espaços públicos e na promoção do bem-estar da população 
25 de abril de 2025
Venha participar de um encontro acolhedor sobre os direitos das pessoas neurodivergentes 
25 de abril de 2025
AS INSCRIÇÕES JÁ ESTÃO ABERTAS
25 de abril de 2025
VACINAÇÃO DOMICILIAR: CUIDADO E PROTEÇÃO PARA QUEM MAIS PRECISA! 
25 de abril de 2025
Visou compreender as principais demandas dos perueiros, que conhecem de perto os desafios das estradas vicinais
25 de abril de 2025
ABERTURA: 14/04/2025 - FECHAMENTO: 14/04/2025
24 de abril de 2025
Objetivo é impulsionar o progresso sustentável da cidade e resolver problemas antigos como o abastecimento de água, além de garantir novos espaços de lazer 
24 de abril de 2025
Um dos temas quanto a abordagem e o papel do cuidador na escuta qualificada e no registro fiel dos relatos, com respeito ao sigilo das informações