AMM promove webinário para abordar o CFEM e VAF como fontes de recursos municipais


6 de novembro de 2024

CFEM e VAF são fontes de receita importantes para os municípios, mas cada uma tem uma natureza distinta e complementa o orçamento municipal de formas diferentes

Nesta sexta-feira, 8 de novembro, a Associação Mineira de Municípios (AMM) promove mais uma edição do Webinário Áreas Técnicas da AMM, que acontecerá às 10 horas no canal oficial da AMM no YouTube. O encontro virtual abordará dois temas essenciais para incrementar os recursos destinados à administração municipal: CFEM e VAF.

Acompanhe o webinário no canal da AMM no YouTube aqui.

CFEM e VAF são fontes de receita importantes para os municípios, mas cada uma tem uma natureza distinta e complementa o orçamento municipal de formas diferentes. Ambos são mecanismos de arrecadação que, quando bem geridos, contribuem para o desenvolvimento local e a sustentabilidade financeira das prefeituras.

O webinário contará com a participação de Rosiane Seabra, advogada e consultora da AMIG e de municípios, e Angélica Ferreti, assessora técnica de Economia da AMM. Ambas trarão insights valiosos sobre como maximizar os benefícios provenientes da CFEM e do VAF, além de estratégias para otimizar a gestão desses recursos.

 “Esses repasses são, essenciais para o equilíbrio econômico e para a promoção de um desenvolvimento regional mais sustentável e inclusivo. A CFEM têm um papel fundamental no desenvolvimento econômico dos municípios mineradores de Minas Gerais. Além disso, o Valor Adicionado Fiscal, que corresponde a 75% do ICMS, é vital para fortalecer as finanças dos municípios. Como o ICMS é distribuído de acordo com a riqueza gerada nas regiões, o VAF reconhece e beneficia diretamente a produção mineral, incentivando os municípios a alocarem esses recursos em diversificação econômica, diminuindo a dependência exclusiva da mineração e promovendo uma base econômica mais sólida e variada”, explica a assessora de Economia da AMM, Angélica Ferreti.

Sobre os Webinários da AMM

O projeto Webinário Áreas Técnicas da AMM tem como objetivo qualificar e esclarecer gestores e agentes públicos municipais, oferecendo conhecimento sobre temas atuais e de relevância para a administração local. Além disso, o projeto apresenta o Observatório AMM, uma ferramenta que fornece dados estratégicos para a elaboração de políticas públicas eficazes.

“A tendência é abordar demandas mensais ou questões políticas que necessitam de esclarecimento. Serão webinários curtos e dinâmicos, com duração de uma a uma hora e meia, dependendo do assunto. Contaremos com a participação de convidados especializados e técnicos de todos os departamentos da AMM”, explica Guilherme Levy, coordenador das Áreas Técnicas da AMM.

Participe!

Não perca esta oportunidade de aprimorar o conhecimento sobre CFEM e VAF e contribuir para o desenvolvimento do seu município. Acompanhe o webinário no canal da AMM no YouTube aqui.

Para mais informações, entre em contato com a Angélica Ferreti, assessora técnica do departamento de Economia da AMM, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.

Fonte: AMM


OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


25 de abril de 2025
Proposta tem como foco a valorização dos espaços públicos e na promoção do bem-estar da população 
25 de abril de 2025
Proposta tem como foco a valorização dos espaços públicos e na promoção do bem-estar da população 
25 de abril de 2025
Venha participar de um encontro acolhedor sobre os direitos das pessoas neurodivergentes 
25 de abril de 2025
AS INSCRIÇÕES JÁ ESTÃO ABERTAS
25 de abril de 2025
VACINAÇÃO DOMICILIAR: CUIDADO E PROTEÇÃO PARA QUEM MAIS PRECISA! 
25 de abril de 2025
Visou compreender as principais demandas dos perueiros, que conhecem de perto os desafios das estradas vicinais
25 de abril de 2025
ABERTURA: 14/04/2025 - FECHAMENTO: 14/04/2025
24 de abril de 2025
Objetivo é impulsionar o progresso sustentável da cidade e resolver problemas antigos como o abastecimento de água, além de garantir novos espaços de lazer 
24 de abril de 2025
Um dos temas quanto a abordagem e o papel do cuidador na escuta qualificada e no registro fiel dos relatos, com respeito ao sigilo das informações