CNM, FNP e Comsefaz são contra regulamento único de impostos na Reforma Tributária


1 de novembro de 2024

Medida cogitada por representantes da União pode “trazer sérios riscos ao pacto federativo”

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é contra a ideia de, no âmbito da Reforma Tributária sobre o consumo, ser previsto um regulamento único para o Imposto de Bens e Serviços (IBS) e para a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). O posicionamento da entidade municipalista foi divulgado nesta quinta-feira, 31 de outubro, em carta de posicionamento com o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

As entidades destacam que a medida cogitada por representantes da União pode “trazer sérios riscos ao pacto federativo”. A competência para editar o regulamento do IBS cabe, segundo o Art. 156-B da Constituição, aos Estados, Distrito Federal e Municípios. Por isso, os signatários afirmam não ser possível o regulamento único sob risco de desrespeito à Constituição.

Na carta também são apontadas falhas quanto à atuação federativa nas audiências públicas promovidos pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal. Em apenas três de 11 programadas houve convite aos Estados para participação. Os Municípios não foram convidados para nenhuma dessas audiências.

Dessa forma, as entidades lamentam a ausência de participação ampla dos Entes estaduais e municipais nos debates. Mas reforçam seu compromisso com o propósito de contribuir para a concretização da Reforma, “tão importante para a realização de um país mais justo, menos desigual e com um ambiente de negócios mais favorável ao seu desenvolvimento econômico”.

Acesse aqui a íntegra da carta de posicionamento.

Da Agência CNM de Notícias


OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


29 de abril de 2025
De acordo com a nova legislação, qualquer intervenção na pavimentação deve ser comunicada à administração municipal
29 de abril de 2025
A construção é um importante elo entre os dois estados, facilitando o trânsito de moradores, turistas e o escoamento de produtos 
29 de abril de 2025
Com base nos números divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o mês fecha positivo (+7,52%)
29 de abril de 2025
Ação beneficiou mais de 100 artesãos mineiros com a Carteira Nacional do Artesanato, documento que garante reconhecimento formal da atividade 
29 de abril de 2025
O cadastramento garante o monitoramento e a continuidade do cuidado com a população 
29 de abril de 2025
ABERTURA: 01/05/2025 - FECHAMENTO: 01/05/2025
25 de abril de 2025
Proposta tem como foco a valorização dos espaços públicos e na promoção do bem-estar da população 
25 de abril de 2025
Proposta tem como foco a valorização dos espaços públicos e na promoção do bem-estar da população 
25 de abril de 2025
Venha participar de um encontro acolhedor sobre os direitos das pessoas neurodivergentes 
25 de abril de 2025
AS INSCRIÇÕES JÁ ESTÃO ABERTAS