ITAPAGIPE: Auriculoterapia é oferecida na Rede Pública de Saúde

Ação da Secretaria de Saúde melhora a qualidade de vida dos pacientes
Desde julho do ano passado, a população de Itapagipe tem acesso gratuito à auriculoterapia, técnica terapêutica da acupuntura que utiliza pontos específicos da orelha para tratar diversas condições de saúde.
A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e tem contribuído significativamente para o bem-estar dos pacientes.
A auriculoterapia é indicada para o alívio de dores, insônia, ansiedade, depressão, problemas gástricos, entre outros.
O tratamento é composto por seis sessões, realizadas inicialmente na unidade do PSF Dr. Edson Rodrigues e, mais recentemente, também na Academia da Saúde.
A implantação da técnica ocorreu após a nutricionista e pós-graduada em fitoterapia Laura Freitas concluir um curso de auriculoterapia oferecido pelo Ministério da Saúde em Uberlândia. Desde então, ela tem conduzido as sessões e ampliado o alcance do atendimento na cidade.
No último dia 3 de abril, a auriculoterapia foi apresentada ao público da Academia da Saúde, formando duas novas turmas.
Na primeira apresentação, 15 pacientes foram atendidos, e outra turma já está sendo formada para a próxima aula.
Entre os beneficiados está Marilsa, agente comunitária de saúde (ACS), que compartilhou sua experiência positiva com a técnica:
“Estou me sentindo muito melhor. Antes, sentia muitas dores e sofria com a ansiedade, mas, depois das sessões, percebi uma grande melhora.”
Fonte: Prefeitura de Itapagipe