Balanço detalha ações concretas em todas as áreas da administração municipal
As secretarias municipais apresentaram as ações executadas nos primeiros 100 dias de governo de gestão da prefeita Elisa Araújo e do vice Mauricinho de Sá. Com avanços na infraestrutura e na saúde, foram apresentadas à prefeita as melhorias que beneficiam a população de Uberaba.
Entre as ações implementadas estão a manutenção de 570 quilômetros de estradas rurais; mais de mil animais atendidos no mutirão de castração; quatro praças entregues e mais seis em execução; seis unidades de saúde modernizadas e outras seis em obras, além de novos equipamentos para a saúde da mulher, no Caism.
O planejamento e a execução dos feitos integram o plano estabelecido no Contrato de Gestão, instrumento formal celebrado entre a Prefeitura e as secretarias municipais. O acordo tem como finalidade a definição de metas e a execução de projetos alinhados ao plano de governo, visando ao fortalecimento das políticas públicas e à melhoria dos serviços prestados à população.
“Esses primeiros 100 dias reforçam nosso compromisso com uma gestão eficiente, inovadora, que cuida das pessoas e entrega resultados concretos. Seguimos firmes, trabalhando com planejamento, transparência e responsabilidade para transformar Uberaba. Essas entregas demonstram que com planejamento estamos tirando do papel compromissos assumidos com a nossa gente e construindo uma cidade mais justa, moderna e inclusiva”, reforçou Elisa.
Infraestrutura urbana e rural avança com obras, iluminação e revitalizações
De janeiro até abril, quatro novas praças foram entregues no Jardim Itália, Conjunto Alfredo Freire, Oneida Mendes e Recanto da Terra (Tutunas). A Avenida das Torres recebeu revitalização com iluminação em 128 novos pontos, oferecendo mais qualidade para a comunidade do Jardim Bela Vista.
A Avenida Cristo Rei também recebeu melhoria na infraestrutura com revitalização e também na parte elétrica com 138 novos pontos de iluminação e alteração do posteamento do canteiro central. Cerca de 10 pontos receberam melhoria na iluminação.
Além disso, sete entradas da cidade e duas avenidas receberam reforço na iluminação, com recursos modernos e eficientes em LED.
O bairro Valim de Melo recebeu nova sinalização horizontal viária para garantir mais segurança aos moradores. O bairro também foi contemplado com a construção da cobertura da quadra poliesportiva existente na Avenida Umuarama.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Elza Amui também foi reformado. A obra proporcionou um ambiente mais acolhedor e acessível, com pintura nova, piso trocado, portas e janelas renovadas e melhorias no telhado.
As melhorias também chegaram na área rural de Uberaba. Mais de 570 quilômetros de estradas receberam manutenção. Ao todo, foram contemplados 23 trechos de ligação dos bairros de Serrinha, Santa Rosa, São Basílio, Santa Fé, Palestina, Capelinha, Casa Azul, Posto das Bandeiras, Serraria, Ranchão, Peirópolis, Capelinha, Parque do Café, Posto Calcário e Coqueiro Solitário.
Durante o período, foi implantado o Circuito Viva o Centro com remanejamento da Estação BRT do Mercado Municipal, instalação de dois totens informativos, fixação de ladrilhos nos 2,25 quilômetros de percurso, pintura viária entre a área do Mercado Municipal e Praça Manoel Terra, e paisagismo.
Falando em Turismo, a sinalização também faz parte dos avanços. Mais de 80 placas de identificação turística do Geoparque foram instaladas no Município.
Para manter a cidade sempre limpa, foi implantado aplicativo de fiscalização de limpeza urbana para auxiliar na medição e na supervisão dos serviços.
Também foi concluída a obra da Estação Compacta de Esgoto na ETE Francisco Velludo, já em operação, aumentando a capacidade de tratamento dos efluentes sanitários.
A Rua André Dominicci, no bairro Olinda, recebeu a obra de implementação da rede pluvial, garantindo o bem-estar dos moradores e evitando danos à infraestrutura pública.
Neste período também foi entregue a obra de contenção do Córrego Desbarrancadas. Foi executado o gabião (estrutura metálica flexível usada para controle de erosão, contenção de encostas, entre outros) às margens do córrego para minimizar os riscos estruturais às residências localizadas em torno do curso d’água.
Avanços na Saúde ampliam acesso, qualidade no atendimento e cuidado com a causa animal
Na Saúde, os progressos mostraram o compromisso da gestão com a população. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial 2000 teve o atendimento ampliado para até às 20h. Esta é a décima unidade a ter o horário de atendimento estendido, com o objetivo de melhorar o acesso da comunidade aos serviços de saúde ofertados.
A UBS Nossa Senhora da Abadia recebeu reforma e manutenção. Já o Hospital Regional conta com 26 novos leitos para o atendimento à população.
Já o Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism) passa a contar com novos equipamentos para melhor atender e garantir qualidade na assistência às mulheres. A unidade recebeu maca ginecológica para pacientes obesas, maca ginecológica para ultrassom – também para pacientes com obesidade, autoclave vertical, agitador vortex, colposcópio, detector fetal, cardiotocógrafo, oxímetro de pulso e balança antropométrica.
Do início do ano até agora, foram promovidos três mutirões de cardiologia, garantindo mais de 1.400 vagas para consultas e exames.
Além disso, as filas estão em dia para os exames de Beta HCG, mamografia, raio-X odontológico e ultrassom obstétrico; e para consultas em 22 especialidades. Foi registrado um aumento de 40% nos exames e consultas especializadas em cardiologia.
A causa animal também é saúde! A 10ª edição do Mutirão de Castração deve atender mais de mil animais. Com este mutirão, o número de animais castrados chegará a mais de 11 mil, entre cães e gatos. Nesta área também está incluso o desenvolvimento de aplicativo que vai auxiliar na adoção de animais.
Após 22 anos de espera, foi concluído processo de regularização fundiária de seis famílias inseridas no núcleo quadra Z, no bairro Jardim Triângulo. Além disso, mais de 130 famílias estão com a escritura pronta, aguardando a validação do Estado, para integrarem o programa Cohab Mais Perto.
Mais empregos, qualificação e proteção ao consumidor nos bairros
Com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços de emprego e qualificação profissional, o programa Aqui tem Emprego ofertou mais de 700 vagas de empregos nas ações promovidas nos bairros Alfredo Freire, Uberaba 1 e Elza Amui. Para complementar, o Mega Feirão do Emprego, no bairro Boa Vista, traz mais de 500 vagas ofertadas por mais de 50 empresas das áreas de serviço, comércio, indústria, construção civil, agropecuária e logística.
Mais de 3.000 Cadastros Únicos para Programas Sociais (CadÚnico) foram atualizados e regularizados, durante o mutirão em 11 unidades de atendimento. O CadÚnico possibilita que famílias de baixa renda tenham acesso aos Programas Sociais do Governo Federal como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Também houve a pactuação com 26 novas empresas cumpridoras da cota de aprendizes da Fundação de Ensino Técnico Intensivo Dr. Renê Barsam (Feti) para receberem jovens aprendizes. Foram realizadas visitas e atendimentos aos estabelecimentos que devem cumprir a cota de aprendizes em seus quadros funcionais, conforme a Lei de Aprendizagem.
O direito do consumidor também é destaque na gestão. A comunidade conta com o atendimento do Procon Móvel. Em uma van personalizada, os profissionais percorrem toda a cidade, inclusive os bairros rurais para facilitar o acesso da comunidade aos serviços prestados pelo órgão na defesa do consumidor.
Foi implantado o Sistema Eletrônico de Processos Administrativos do contencioso, assegurando capacitação especializada para servidores e fornecedores, com vistas à implementação eficiente e transparente de um fluxo eletrônico de demandas.
Tecnologia e infraestrutura reforçam qualidade no ensino municipal
A Educação proporcionou mais qualidade para 850 alunos com a construção de duas novas quadras poliesportivas, no Cemei Dirce Miziara e na Escola Municipal Professora Esther Limírio Brigagão.
Outro feito é a implementação de aplicativo de monitoramento do transporte escolar, com leitura de QR Code, por aluno, para verificação de presença e segurança no serviço.
Com o objetivo de encontrar soluções para aprimorar a Educação Infantil, foi criado o Núcleo de Pesquisa da Educação Infantil com membros da rede municipal e de instituições de Ensino Superior. O novo núcleo nasce com uma série de atribuições voltadas à análise, reflexão e inovação na área. Os profissionais convidados têm como principal objetivo desenvolver estratégias que promovam a melhoria da qualidade da Educação Infantil no município.
O trabalho continua
Entre as inúmeras ações promovidas pela Prefeitura de Uberaba nos últimos 100 dias, o trabalho continua com avanços em andamento para que sejam entregues como praças, UBS, revitalizações e muito mais. Para a solução nos períodos de seca, ainda está previsto o início das obras de captação de água do Rio Grande. Até que essa obra fique pronta, a estratégia a médio prazo é a construção de mais poços profundos e reservatórios.
Além disso, outros projetos estão inscritos pela Prefeitura de Uberaba na seleção de 2025 do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Município pleiteia recursos para construção de Unidade Básica de Saúde (UBS), no Copacabana, e de Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD), no Tancredo Neves. Também foram solicitados 11 kits de equipamentos para teleconsulta, 11 combos de equipamentos para unidades de saúde e unidade odontológica móvel. Os outros projetos inscritos são para construção de Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), no Ilha de Marajó II, e para implantação de espaço esportivo e comunitário no bairro. O Novo PAC Seleções 2025 investirá R$49,2 bilhões em novos projetos.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU
R. Gabriel Junqueira 422 , Boa Vista | Uberaba MG