UBERABA: Com mapeamento do drone, SMS retoma ações direcionadas de combate à dengue

Na segunda amostragem, 833 imóveis foram identificados
com 1.044 possíveis depósitos com água
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu, nesta segunda-feira (7), o segundo mapeamento feito pelo drone de combate à dengue. O conteúdo disponibilizado pela empresa contratada aponta possíveis focos do Aedes aegypti. Com as informações técnicas, a SMS implementará ações direcionadas de prevenção e combate na região sobrevoada ao longo desta semana.
A segunda operação de voos ocorreu no dia 24 de março e contemplou áreas de aproximadamente 11 bairros. Na amostragem, 833 imóveis foram identificados com 1.044 possíveis depósitos com água. Destes pontos catalogados, são apontadas caixas d’água elevadas (91); tonéis, barris, tambores (90); máquinas e equipamentos (26); piscinas e fontes (438); lixo (260); pneus (55) e lajes (84). Vale mencionar que em “outros” entram lajes com acúmulo de material. Assim como na primeira área mapeada, a maior incidência de depósitos de água foi em piscinas/fontes e em lixo acumulado.
Ao todo, 35 agentes de combate às endemias e quatro supervisores começaram a percorrer a área mapeada pelo drone. Por meio dos relatórios, foram desenvolvidos boletins com as coordenadas específicas para que seja possível verificar se os pontos de armazenamento de água ou de depósito contam com focos do mosquito da dengue.
A partir disso, os agentes irão instruir os moradores sobre o que deve ser retirado, coberto ou limpo. Também vão aplicar larvicidas e inseticidas, conforme necessidade. Posteriormente, casos de imóveis que os agentes não conseguirem acessar serão encaminhados para fiscalização do Departamento de Posturas.
Essa foi a segunda etapa de operação do drone. Posteriormente, ainda serão feitas outras cinco etapas de voo com drone, para mapear outros pontos da cidade. O drone mapeou regiões dos bairros Bom Retiro, Jardim Induberaba, Parque das Américas, Recreio dos Bandeirantes, São Benedito, São Cristóvão, Terra Jardim Uberaba, Terra Nova, Vila Planalto, Vila Raquel e Volta Grande.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU - Foto: arquivo