Evento aberto a todos os feirantes que atuam nas feiras livres do
Município e nos feirões da Abadia e da avenida João XXIII
Publicado no jornal Porta-Voz, edição deste dia 2 de abril, decreto que oficializa o funcionamento da Feira Livre do Peixe em Uberaba.
De acordo com o documento, a Feira do Peixe será anual, no dia do feriado da Sexta-feira Santa (Sexta da Paixão). O local, a ser definido a cada ano pela Secretaria do Agronegócio (Sagri), em 2025, será na avenida Prudente de Morais, bairro da Abadia, das 6h às 13h.
Conforme o decreto, poderão participar do evento todos os feirantes que atuam nas feiras livres do Município e nos feirões da Abadia e da avenida João XXIII, desde que se cadastrem na Sagri, no período que vai dos 15 dias que antecedem a sua data, até dois dias antes da Feira Livre do Peixe. Neste ano, de 3 a 16 de abril. Lembrando que a autorização para comercialização valerá apenas para o ano corrente.
Os produtos a serem comercializados vão desde os que dão nome à feira, no caso os peixes, inclusive bacalhau e frutos do mar, passando por ovos de Páscoa (só artesanais), chocolates e doces, hortifrutigranjeiros, oleaginosas, azeites, temperos, laticínios, pães, bolos, quitandas, pastéis, salgados e até lanches. Ainda poderão ser vendidas bebidas e artesanatos.
De acordo com o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, a proposta da prefeita Elisa Araújo com a oficialização da feira é dar todo amparo legal ao evento e deste modo, valorizá-lo. Segundo Agnaldo, a Feira do Peixe passa a ter, de maneira oficial, a devida fiscalização e segurança, assim como apoio logístico, com banheiros, por exemplo, e limpeza da pista após sua conclusão.
Por outro lado, lembrou o chefe do Departamento de Abastecimento da Sagri, Sandoval Pio, os feirantes terão as mesmas obrigações das feiras semanais, como respeitar distanciamento entre as barracas, uso de uniformes, montar e desmontar a barraca, preservar a limpeza do ambiente e respeitar o horário estabelecido, dentre outras.
A expectativa, concluiu o titular da pasta do Agronegócio, é que, ao se tornar oficial, a Feira do Peixe ganhe em dinamismo, com forte presença da população e garantia de excelentes vendas. Agnaldo enfatizou ainda que, no que depender do Poder Público, todo apoio será concedido para o sucesso da mostra.
O secretário antecipou que em pesquisa feita entre os feirantes, 28 já se dispuseram intenção em participar da Feira Livre do Peixe.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU - Fotos: Agência Brasil
R. Gabriel Junqueira 422 , Boa Vista | Uberaba MG