Procedimento ocorrerá nos municípios de Planura (MG) e de Colômbia (SP),
de 25 a 27 de março; não há necessidade de mobilização por parte dos moradores
A Eletrobras realizará, entre os dias 25 e 27 de março, testes nos sistemas de comunicação e alerta da Usina Hidrelétrica de Porto Colômbia, em Colômbia, região norte do estado de São Paulo. Durante os procedimentos, as sirenes localizadas nos municípios de Planura, em Minas Gerais, e Colômbia, em São Paulo, serão ativadas de forma individual para aferição do alcance e intensidade sonora. A verificação ocorre em conjunto com as defesas civis dos municípios e dos estados.
O objetivo é garantir o correto funcionamento do sistema, que integra o Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. No caso de uma situação de emergência envolvendo a barragem da usina, as sirenes são acionadas para que a população deixe suas casas e locais de trabalho para se abrigar em lugares seguros.
“Sendo um teste, as pessoas que vivem nos municípios não necessitam alterar as suas rotinas ou se preocupar com a segurança da usina e de sua barragem. As estruturas são constantemente monitoradas e operam normalmente”, afirma o coordenador do PAE pela Eletrobras, Cristiano Simão.
O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscalizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O plano é uma determinação da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), instituída pela Lei 12.334/2010.
Em 2024, a Eletrobras implementou o PAE na Usina Porto Colômbia, incluindo exercícios simulados com moradores de Planura e Colômbia, com participação das defesas civis municipais e estaduais.
Fonte: Prefeitura de Planura
R. Gabriel Junqueira 422 , Boa Vista | Uberaba MG